Formação Gestão de Conflitos Faça download do manual e leia-o com atenção. -> Carregue aqui para descarregar o manual <- Responda às seguintes questões. 1. O que é um conflito? a) É uma situação que se caracteriza por excesso de recursos. b) É uma situação que se caracteriza por escassez de recursos e por um sentimento de hostilidade. 2. Os clientes exaltados são uma fonte de conflito? a) Sim. b) Não. Página 1/3 Faça download do manual e leia-o com atenção. -> Carregue aqui para descarregar o manual <- Responda às seguintes questões. 3. Ao tentar resolver um conflito devo fazer ataques pessoais? a) Sim. b) Não. 4. Numa situação em que a outra pessoa se sente pouco valorizada, o que devo fazer? a) Reconhecer o seu devido valor. b) Criticá-la de forma a levantar a sua autoestima. Página 2/3 Leia cuidadosamente e responda às questões abaixo. O teste tem a duração máxima de 45 minutos. 1. Devemos enfrentar um conflito independentemente da forma como o fazemos? a) Sim. b) Não, devemos pensar como o fazer antes de o fazer. 2. O Conflito pode provocar uma quebra de equilíbrio e organização de uma equipa? a) Sim. b) Não. 3. As consequências de um conflito são sempre negativas? a) Sim. b) Não, também existem consequências positivas. 4. Qual das seguintes opções é uma consequência negativa do conflito? a) Desgaste dos nossos relacionamentos. b) Melhoria do nosso empenho. 5. Qual das seguintes opções é uma consequência positiva do conflito? a) Tornar o clima organizacional mais entusiasmante. b) Aumentar a preguiça social. 6. Qual das seguintes opções é uma causa de conflito? a) Bom clima de trabalho. b) Diferenças de personalidade. 7. Que causa de conflito poderá existir ao executarmos tarefas próprias? a) Dependência de outros para a sua execução. b) Preguiça social. 8. Ao possuir objetivos diferentes posso gerar um conflito? a) Sim. b) Não. 9. Uma boa divisão de recursos é uma solução para evitar um conflito? a) Sim. b) Não. 10. Ao conhecer a personalidade de uma pessoa é uma desvantagem para saber como evitar ou lidar com um conflito? a) Sim. b) Não. 11. Na resolução de um conflito o nosso julgamento está sempre certo? a) Sim. b) Não. 12. A igualdade Humana é fundamental para a resolução de conflitos? a) Sim. b) Não. 13. Qual é a melhor estratégica de negociação para uma resolução produtiva de um conflito? a) Negociação. b) Exigência. 14. A perspetiva é apenas perceber o que os outros pensam? a) Sim. b) Não, é também perceber porque agem diferente e o porque de isso acontecer. 15. Um bem-estar entre os colaboradores pode aumentar a produtividade? a) Sim. b) Não. 16. O bem-estar dos colaboradores torna os colaboradores influencia a retenção de talento? a) Sim. b) Não. 17. O que deve fazer um colaborador que esteja descontente com o seu superior? a) Evitar o confronto. b) Expor o seu argumento ao seu superior de forma a resolver o conflito. 18. Caso reconheça que um colaborador esteja menos produtivo o que devo fazer? a) Alertá-lo que a sua produtividade baixou. b) Questionar o porque de a sua produtividade estar mais baixa de forma a voltar ao seu melhor. 19. Quando vejo duas pessoas em conflito o que devo fazer? a) Intervir caso seja necessário de forma a poder resolver o conflito. b) Não intervir. 20. Caso uma pessoa esteja em conflito comigo e aumente o tom de voz o que devo fazer? a) Procurar acalmá-la de forma a poder resolver o conflito de forma civilizada. b) Não argumentar mais. Página 3/3 Terminou o teste! A sua Nota foi: Respostas Certas: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,, Respostas Erradas: Página 3/3 Terminou o teste com menos de 50% das respostas certas, deverá refazer o teste. Reveja as respostas dadas abaixo e quando quiser refazer o teste basta carregar no botão Começar A sua Nota foi: Respostas Certas: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,, Respostas Erradas: Página 3/3 Não está selecionada nenhuma formação. Não tem sessão iniciada. Por favor inicie sessão.